sexta-feira, 13 de março de 2009

Fazendo economia na rua

Bom, agora veremos como economizar algum, mesmo expostos ao ataque das vitrines, anúncios e mídia. Para isso, primeiro, vamos definir a nós mesmos, gastadores, em 3 tipos:
(1) Os que se controlam bem.
(2) Os que não se controlam bem.
(3) Os que não se controlam bem e se orgulham disso (gostam de gastar por gastar). Se você for um desses, pode parar de ler, não há nada a ser feito.

O grande inimigo do bolso, na rua, são os chamados "gastos invisíveis": um refrizinho ou sorvetinho no calor, o bombom na hora de pagar no caixa, aquele CD pirata baratinho no camelô, o jornal na banca (mesmo que você o compre todos os dias, e assista os telejornais), etc. O ataque a esses gastos tem 2 fases: fazer o controle (rigoroso) em uma planilha simples, para ver no que eles consistem; e uma vez descobertos, eliminá-los ou diminuí-los, uma vez que geralmente são hábitos. Ex: levar uma garrafinha de água congelada consigo, em dias quentes; levar balas ou bombons previamente comprados no supermercado, fazer assinatura de jornais, enfim, depende do gasto em si.

Economia no supermercado: SEMPRE levar uma lista de compras e NUNCA ir com fome ou sede.
Economia no shopping: planejar com antecedência as atividades - tipo: cinema (com pipoca e refri), lanche na praça de alimentação e 2 peças de roupa.
Economia em restaurantes: locais com suco ou bebida grátis são ótimos amigos do bolso. E é uma boa pedida pagar com cartão (mais até do que em supermercados), pois evita pegar uma trufa ou um trident prá completar os 10 pila.
Economia no transporte público: integrações sempre são uma boa. Além disso, recarregar cartões com valor alto previne aumentos de preços, que geralmente vêm de surpresa.
Economia em lojas em geral: sempre que o parcelamento for sem juros, fazê-lo (vide dica do post anterior, quanto à aplicação na renda fixa).

Uma palavra sobre cartões. São um ótimo instrumento (para parcelar compras e ser menos lesado em caso de furto de carteira), porém perigoso para quem não se controla. Nesse caso, o ideal é deixar os cartões em casa, não usar cheque e sair com pouco dinheiro no bolso.

Para finalizar, algumas dicas de âmbito geral: sempre pechinchar (especialmente em itens de alto preço), não se atucanar com promoções relâmpago (como aquela velha propaganda da Data Control: "só até sexta-feira!!"), pesquisar preços (mas sem perder uma tarde inteira com isso), e não se privar completamente de prazeres! Apenas educar-se para que os gastos sejam disciplinados.

Em uma próxima oportunidade devem voltar os posts sobre economia, mas por hora era isso. Já conquistamos uma graninha extra com os ganhos por internet (posts anteriores), e diminuímos um pouco nossos gastos, disciplinando atividades diárias. O próximo passo é fazer esse dinheiro crescer e se multiplicar, e esse será o assunto da próxima série de posts. Até lá!

5 comentários:

Liipee disse...

ÔOuuu, favoritando aqui..
mostrar isso pra minha mãe...

_____


gostei do aviso..
sempre que vou a banca trago aquele dvd pirata.. sei, pirataria é crime, mas sabe, filmes !
:X

abração, e obrigado pela visita.
:D

Inez disse...

E quando não se tem pra gastar com nada?
Muito bom seu post, orienta a quem gasta sem pensar.

Tullio Andrade disse...

TRANSFORME SEU BLOG EM LIVRO!!!
Há 3 anos temos um projeto de divulgar os novos escritores pela web no blog www.verborragicos.myblog.com.br . Assim, este ano, nasceu a Editora Verborrágicos!, que pretende publicar livros em meio virtual e impresso (opcional). Para isso, oferecemos um formato novo e mais agradável de ebook, que não cansa a vista e que permite os leitores folhearem as páginas virtuais. Além disso, o ebook que oferecemos vai além de mais um arquivo disponível na web. Nós publicamos com todos os requisitos legais exigidos para uma publicação, como Nº ISBN, código de barras, ficha catalografica e registro na Biblioteca Nacional; ou seja, você realmente publica sua obra! Hoje o mercado literário na web cresce muito rápido, então aproveite a popularidade que seu blog já tem e alcance outros novos leitores com esse novo formato de livro digital. Escreva para verborragicos@gmail.com e solicite seu orçamento.
Saudações Verborrágicas!

Unknown disse...

muito util essa postagem
se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Luiz Scalercio disse...

eu vou mostra pra minha mulher ela gasta demas.