quarta-feira, 4 de março de 2009

Fazendo economia em casa - parte 2

Seguem abaixo alguns outros tópicos em que pode-se fazer economia sem sair de casa:

Burocracias: ligue para as companhias, cancelando recebimento de correspondência de propaganda; abuse da internet para fazer serviços bancários; use muito o débito automático; transfira seu salário para um fundo de renda fixo (rendimento diário) e tire $$$ de pouco em pouco para a conta corrente (estimula a disciplina), em especial perto do vencimento das contas.

Lixo: separar o lixo; se puder enterrar o lixo orgânico (pequenas quantidades) ou fazer uma composteira (http://ecoamigos.wordpress.com/2007/08/31/biologia-na-compostagem/), é o ideal; grandes quantidades de óleo de fritura (1 litro, por exemplo) devem ser estocados em garrafas pet e entregues em postos de coleta (a secretaria do meio ambiente do seu município pode informar – HÁ INCLUSIVE UMA FORMA DE GANHAR DINHEIRO COM ISSO!! – colocarei aqui em um futuro post). Antes de colocar na lixeira, passe uma água em latas de molho, iogurte e similares, para tirar um pouco dos restos (facilita em muito a vida de quem ainda vai trabalhar com seus resíduos). Reaproveite potes plásticos para guardar alimentos ou para plantar coisas (temperos, flores).



Telefonia: veja a hora preferencial de suas ligações e verifique se sua operadora (de fixo e de celular) tem um plano que dê desconto nesses horários. Na hora de escolher um celular, reflita bem sobre o que você vai precisar de funções, para não trocá-lo ano após ano.

Bom, essa discussão sobre poupar recursos não parece se encaixar com um blog que se propõe a tratar de desenvolvimento econômico. Mas deve-se desejar crescimento com sustentabilidade; ou seja, uma maximização do aproveitamento dos recursos, e não um consumo desenfreado, que dilapida a natureza e a economia muito mais rapidamente do que uma possível reposição. E felizmente os órgãos ambientais se mostram cada vez mais ativos, a legislação mais rígida, e consultorias ambientais se espalhando; o que é necessário, pois a falta de consciência (e busca do lucro sem ética) das pessoas mostra que só se obtém resultados afetando aquilo no qual elas são mais sensíveis: no bolso.

Sabemos que a sociedade consumista, principalmente via mídia, nos acossa a gastar cada vez mais! Então, no próximo post discutiremos um pouco sobre como podemos economizar fora de casa, imersos na selva urbana do capitalismo! :-) Até mais!

9 comentários:

Erich Pontoldio disse...

Economia doméstica é uma arte !!!

Magno disse...

Legal seu espaço/blog.

Vou acompanhar!

Abraços!

http://SELVAbrasil.blogspot.com

SBIE disse...

É muito bom mesmo fazer economia...
de tudo que vc falou,
vou procurar seguir,
acho seu blog com conteúdo bem bacana!

Continue assim!
E apareça qdo puder!
Abraço

taty disse...

hey..amei seu blog bastante interessante..

quando der passa la
http://entradaderaros.blogspot.com/

Marcus disse...

muito boa essas dicas...
a do telefone a um tempo atraz postei no meu blog um programa muito interesante, pode economisa muito!

http://ramelaum.blogspot.com/2009/02/ligacao-de-graca.html

abraço

Anônimo disse...

Como escrevi no post abaixo, gostei bastante de seu blog! E as dicas aqui tb são ótimas, na parte de telefonia eu já faço, mas no que se refere a Burocracias,achei interessante e é inéditas as medidas que podemos tomar, nunca havia pensando nessas dicas aí.
Beijinhos!!
http://www.cgfilmes.blogspot.com/

Marton Olympio disse...

Pois é cara.
Uma vez vi no Globo Reporter um cara que desenvolveu lâmpadas que funcionava sem energia elétrica.
Uma garrafa pet, um filme de máquina na tampa, água cristalina e metade para fora da cara, metade para dentro.
Durante o dia, para ambientes mais escuros, fornecia uma luz de primeira!

O que precisamos são idéias!

PARABÉNS PELO BLOG!

Se quiser apareça:
http://martonolympio.blogspot.com/

Cruela Veneno da Silva disse...

ai ai

quero saber é como se comportar no shopping

Giuliana disse...

Economia doméstica não é uma coisa bem acieta no meu cérebro. Eu gosto de gastar... hahaha :)
mas quando não dá, eu me seguro!

Ótimo post!