sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fazendo economia em casa - parte 1

Toda a economia que puder ser feita é interessante. Mas tem de se ser consciente nisso: respeitando o conceito de matéria, energia e tempo gasto para tudo. E nossa casa é a unidade social básica, portanto começaremos a discussão por ela.

Muitos folders dão dicas óbvias sobre economia de água e luz; não vou me ater a elas, apenas às menos básicas, ao mesmo tempo que colocarei itens voltados a outros tópicos.


Comida: variar a alimentação, aproveitando ofertas do supermercado e frutas da estação – o que reduz gastos com transporte e manutenção; reduzir a carne vermelha (mais cara e demanda mais energia solar por peso para ser produzida – vide figura abaixo); usar miúdos de vez em quando (fígado, rins, língua) – substituem a carne, são baratos, nutritivos e gostosos; cultivar temperos e saladas em casa (dá prá ser auto-suficiente em muitas coisas com algumas floreiras, são um bom hobby, propiciam atividade física, conforto ambiental, mais ar puro e deixam a casa perfumada com seus óleos voláteis). E, principalmente, tentar reduzir a comida, lentamente, ingerindo saladas nas refeições e bastante água entre as refeições (o corpo tende a estocar gordura por um instinto primitivo de resistência a períodos de estiagem, o que não ocorre hoje, ao passo que as pessoas não viviam tempo bastante para as doenças cardiovasculares e os cânceres se manifestarem; a melhor estratégia hoje é comer menos, com intervalos reduzidos entre as refeições)


Água: usar coletores de água da chuva (cobertos com tela de mosquiteiro) para molhar plantas e fazer limpeza, ensaboar a louça (e o corpo, no banho) com a água desligada, preferir a vassoura e o pano ao jato d’água


Energia elétrica: tirar aparelhos da tomada quando possível (carregadores também), trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes (mais resistentes, econômicas e esquentam muito menos), juntar muitas roupas para usar o ferro e a lavadora, e se possível, colocar um aquecedor solar: existem alguns modelos caseiros! Veja:

http://www.drchicletinho.blogspot.com/2008/01/aquecedor-solar-baixo-custo-feito-em.html

http://www.opinabrasil.com/2007/04/16/aquecedor-de-agua-caseiro/


Por hora era isso. No próximo post serão abordados outros tópicos, como lixo e telefonia, e uma consideração sobre o aparente paradoxo redução ecológica/crescimento da economia. Até lá!

22 comentários:

Unknown disse...

rsrs
legal gostei muito,
seu blog eh muito bom

se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/
comente as postagen mais antigas tabem,
e entre na comunidade dele
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=23965519
atualização diaria.

Pikenaáh ~ disse...

Eu tento economizar dinheiro
mas é tão difícil mew ;/
preciso guardar ele e esquecer que existe ;p

dá uma passadinha lá quando puder ;]
www.doispetelecos.blogspot.com

Claiton Krieger disse...

Gostei , a parte dos alimentos eu já faço, energia tbm, a telinha para as plantas achei interessante.

Legal, o blog vou favoritar.

Se quiser visitar:


www.purabobagem.blogspot.com

www.infsul.blogspot.com

www.claitonkrieger.blogspot.com

RAUL LIMA disse...

é mais aqui no Ceará onde eu moro não chove todo dia pra gente economizar água!
Eu também não como língua de boi de jeito nenhum!

O resto dá pra fazer!
Bom blog!

Erich Pontoldio disse...

Boas dicas amigo

Wagner Lopes disse...

Gostei das dicas
Abraços

Dual disse...

ixi mano..isso aki em casa ta dificil!

okasoksaokpsaokpsa cada um passa quase 1 hr no banho..
comida fora td dia!

tenso!

Anônimo disse...

Ótimo trabalho Luciano,
o livro é muito bom.
Sucesso pra você.
Abraços

Anônimo disse...

lulu - desculpa eu te dar a real - a gente se fode economizando e o estado nos roubando. nao tem sentido - meu sonho era fazer uma casa autosustentavel onde eu nao dependesse destes ladroes criminosos para me abastecer. catavento/painel solar/poço artesiano, etc...sonho em fuder com os politicos um a um...falastroes filhos de uma puta...desculpa mas voce parece ingenuo se esquecendo que somos currados a cada minuto pelo estado constituido e ajuda-lo é se ferrar cada vez mais.

Pensadora disse...

PARABÉNS PLO BLOG E SUA CONSCIÊNCIA ECOLÓGIA,PENA QUE AS PESSOAS NÃO SE CONSCIENTIZAM...
SE PUDER,VISITE O MEU.
TE CUIDA!!!
BOM FIM DE SEMANA PRA TI!

Jota disse...

explica de novo
hehehe

Inez disse...

O duro é quando não se tem mais o que economizar.
Excelente suas dicas para economia, finanças. É de extrema importãncia para os dias de hoje.

Igor Pinheiro disse...

Economizar é bem difícil, prncipalmente no começo, mas depois é só alegria, o importante é não parar!!!!

Antônio disse...

Muito legal suas dicas... realmente, as dicas geralmente são muito óbveis...
As suas são, de fato, interessantes de serem colocadas em prática, e demonstram ter resultado no fim das contas...
Abç

visita o meu:
www.tonblogando.blogspot.com

Anônimo disse...

ja tive aqui no seu blog - te dei a real. gostaria que tu colocasse coisas polemicas para darmos um jeito neste pais de merda. abraços

TIAGO SÂNZIO disse...

excelentes dicas!!!
morando sozinho dá pra melhorar muita coisa!

abs!

http://butecobh.blogspot.com/

Rosangela A. Santos disse...

Adorei e vou seguir algumas regras ..

Abç.

grupo gauche disse...

muito interessante tópicos como esse serem abordados, pois traz informação e conteúdo na blogesfera, parabens pela iniciativa

Anônimo disse...

O bacana do seu post é que, além de ensinar a economizar, também ensina preservação do meio ambiente.

palavras ao vento disse...

quanto mas poder econmizar melhor ....

o'Ricci disse...

Vou lhe dizer, já fazia a maioria das coisas aí elencadas, não por economia propriamente dita, mas por ter ouvido o sermão de meus amigos ambientalistas por tempo o suficiente hehehe.

saga dos martins disse...

Nossa! Sinceramente, adorei as dicas, levo a sério economia dentro de casa. Desde que passei a economizar em várias coisas aqui , sobra até dinheiro p/ comprar algo realmente necessário e que antes não havia condições, devido ao excessivo desperdício com comida, água, luz e etc. Aprendi a reaproveitar alimentos tb e fazer pratos novos, deu certíssimo. Tipo assim, sobrou aimpim , que faço? Não jogo fora ( como anteriormente fazia) aproveito assim: frito ele ou faço uma massa parecida com a de pastéis e recheio. Pronto, fica delicioso, aproveito as cascas de couve-flor, beterraba, cenoura e etc. Guardo restos de sabão e faço um novo, troquei as lãmpadas dos cômodos e uma série de coisas que no final do mês, fazem uma diferença no orçamento. Tento passar isso p/ as pessoas que conheço, deu certo p/ mim. Faço uma "poupancinha" p/ casos emergenciais. Resumindo, gostei demais do seu blog. Ah, e serinho, vou seguir a dica de enterrar lixo , como vc escreveu . Já lavo as latas e potes que jogo fora, mas não sabia essa de enterrar.
Parabéns pelos post, voltarei aqui com certeza! Acompanharei seu blog p/ estar sempre recebendo em meu blog , suas postagens novas.
Beijinhos!!
http://cgfilmes.blogspot.com/