terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ganhando dinheiro com a internet - parte 11 - Blogs e o AdSense

Esse, finalmente, é o último post dessa série internet por hora (não que eu não vá eventualmente voltar a esse tópico quando for conveniente); e não poderia encerrar com outro assunto. Acho que aqui os comentários serão especialmente interessantes, visto que o conhecimento sobre blogs é bastente difundido e cada um tem uma idéia pessoal sobre o assunto, muitas vezes balizada com a própria experiência.

Os blogs surgiram para serem como "diários" on line. Todavia, algumas pessoas perceberam esse interessante filão e tornaram-se pioneiros em algumas coisas. Ao invés de colocar histórias pessoais, pensamentos ou algo assim, descobriram alguma necessidade ou desejo dos internautas e pautaram seu blog nesse sentido, como dicas técnicas sobre determinada área ou, principalmente, humor besteirol! Resultado: a fama correu de boca a boca e aumentaram as visitas diárias; esses visitantes, para ter seu nome no blog, enviam eles mesmos "posts semiprontos", diminuindo o trabalho do blogueiro. E, ao mesmo tempo, anunciantes vêem como vantajoso colocar uma propaganda nesse blog (pelo grande número de visualizações) e pagam por isso.

Não só dinheiro, mas fama e notoriedade também. Além de tornarem seus blogueiros conhecidos, alguns blogs surgem como uma espécie de "imprensa alternativa", cobrindo shows e eventos, e mesmo influenciando opiniões. E o mais incrível disso tudo: o investimento inicial pode ser de R$ 0,00! Claro, vale aqui aplicar as estratégias de marketing que façam com que o blog seja conhecido e acessado.

Há muitos posts e páginas "ensinando" como fazer um blog de sucesso, mas minha opinião é que tudo se resume a algo que é similar em qualquer tipo de negócio: inovação e pioneirismo. Imitar o Kibe loco ou o Jacarebanguela pode ser divertido (valendo como hobby), mas não conquistará nenhuma fatia de mercado deles se não trouxer algo diferente.


Enquanto seu blog não fica famoso, a opção é o Google AdSense. É um programa baseado em cliques em anúncios, mas bem diferente dos sites PTC vistos em um post anterior. Os anúncios ficam no seu blog e o Google procura colocar reclames de produtos ou serviços do escopo das suas postagens. Os visitantes de seu blog eventualmente clicam em links de anúncios que lhe interessam, e o valor por clique depende do anúncio, mas é consenso que os ganhos são bastante lentos e o recebimento é difícil devido à burocracia envolvida. De qualquer maneira, aqui vai o link:

https://www.google.com/adsense/login/pt_BR/

Por hora era isso, e aqui se encerra (momentaneamente) essa série de ganhos via internet. A seguir serão tratadas algumas estratégias mistas e, finalmente, no próximo post colocarei a MELHOR ESTRATÉGIA custo/benefício que conheci nos últimos tempos. Até breve!

12 comentários:

Leo Pinheiro disse...

Não ganho $ com meu blog e acho que nunca ganharei, mas a proposta de fazê-lo um diário é muito ultrapassada, muito anos 90...

Lua- Eu Crio Moda disse...

muito grande,num vo menti nao li seu texto direito
só to aki pra nao kebrar a corrente
bjos
desculp so to sendo sincera

Unknown disse...

Hummmm bacana essa idéia mas prefiro deixar meu blog apenas para quem gosta de uma boa leitura com entreterimentoo =p


abraçossss

Unknown disse...

axo q blog eh mais hobby ja quissseram patrocina meu blog mais eu n quis http://friendiepie.blogspot.com/

Pádua disse...

Essa de blog-diário ficou pra trás, isso é mais vibeflog,etc

Eu nao me importo de ganhar grana com o ADsense, só de ser elogiado, ter o trabalho reconhecido, ta bom demais.

Unknown disse...

num sei se qro ganhar dinheiro com meu blog naum...
UAEHUAHEUHAUEHUAHEUHAE
EU USO mais pra me divertir mesmo..se ganhar dinheiro pod ser q psse a me preocupar mto com isso e esqueça a parte da diversão...(se bem q posso ta pensanso isso so pq agora q naum to precisando, ne?!)
AUEHAUHEUAHEUHAUEHAUHE


--
www.moolegal.wordpress.com

Antonoly Maia disse...

Eu utilizo o Adsense no meu blog, junto do Buscapé, que é muito bom e indico a todos.

vinicius_bracin_01 disse...

Não tenho pretensão de ganhar dinheiro com o blog, mas vou testar o adsense em breve
só pra ver como funciona

Viviane Righi disse...

Ótimo post.
Se eu tivesse sempre um bom tempo disponível para investir no meu blog, seguiria sua dica, com certeza. Imagine só ganhar dinheiro apenas praticando um "hobby" que você tanto gosta... é claro que eu queria! Mas como por enquanto o tempo é curto, fico mesmo só passeando e prestigiando blogs tão interessantes quanto o seu.

Grande abraço e boa sorte, viu?

Bala Salgada disse...

O que será que o Google maldito quer dizer quando nosso site não é bem navegável?

http://bsalgada.blogspot.com/2008/12/pamela-anderson-ainda-sexy-uma-leitora.html

Diogo Malimpense disse...

eu uso adsense mais nao ganho grandes quantias, nao dou muita bola pra isso.... quem quer ganhar dinheiro joga na mega sena ou entao vai trabalhar normalmente como todos em geral.


www.juventudealucinada.com

Comprar e Vender no eBay disse...

Melhor que Adsense, Porque não usar o eBay como meio de ganhar dinheiro?

Eu ganhei de Janeiro para Fevereiro cerca de 540€ com o programa deles.

Duvida?
Meu blog tem lá a prova de pagamento