sexta-feira, 19 de março de 2010

Concursos públicos - parte 2

No post anterior foi comentado sobre as divisões dos concursos. Vamos falar um pouco sobre como obter sucesso neles.

Há algumas diretrizes gerais, inclusive coisas que são quase o contrário do que prega o senso comum. Primeiramente, o que é óbvio: "no pain, no gain"; quem quer se classificar, tem de estudar. Aqui um parêntese: não existe "passei no concurso"... passar e ficar em 273° lugar é o mesmo que nada. O objetivo deve sempre ser a classificação dentro das vagas. Se você ficar um pouco abaixo, tudo bem, não se deve perder a esperança; mas nesse caso, também não deve se prender a ela.

Todavia, ao contrário do que todos pensam, o estudo tem um limite. Pela minha experiência, no que sua média de acertos gira constantemente entre 80 a 85%, não há mais o que melhorar. Aí é questão da boa e velha sorte (sim, existe sorte!); mas mesmo a sorte tem limites: é dificílimo você subir seus acertos para mais de 95%, ou cair abaixo de 70%. Nesse ponto, o conhecimento está solidificado, a ênfase deve ser na estratégia.

Falemos um pouco sobre cada tipo de concurso:

* Concursos de nível fundamental: geralmente salários baixos e muita concorrência, mesmo de graduados. Deve-se praticamente gabaritar, mas a prova é de nível muito básico.

* Concursos de nível médio: por incrível que pareça, são os mais difíceis. Combinam grande concorrência com grande qualificação e salários muito variáveis (desde muito baixos até bastante altos). Os cargos têm grande rotatividade, pois quem passa nos primeiros lugares geralmente estão bem preparados e já são chamados para cargos melhores. Isso dá esperança para quem passa e não se classifica, desde que esteja em uma colocação relativa a 3 ou 4 vezes o número de vagas. Ex: o 40° colocado em um concurso de 10 vagas pode ter esperança de ser chamado em 4 anos (validade de 2 anos prorrogável por mais 2 anos).

* Concursos de nível técnico: geralmente bons salários, baixa concorrência mas bem qualificada. Geralmente contemplam provas práticas.

* Concursos de nível superior inespecífico: quase sempre são os melhores salários e concorrência mais bem preparada, porém não tão grande como as de nível médio. Ajuda muito aqui ter um diploma de direito, já que essa matéria cai muito. Contabilidade também.

* Concursos de nível superior específico: aqui está uma mina inexplorada. Enquanto os concursos inespecíficos viraram uma indústria como o vestibular, os específicos são constantemente esquecidos. As pessoas ainda acham que o difícil é passar no vestibular...
Aqui os salários podem ficar um pouco abaixo dos concursos de formação inespecífica, mas existe o plus da satisfação profissional por trabalhar na sua área.

No momento ficaremos por aqui. No próximo post será visto como explorar melhor as chances de ter boa colocação nos concursos.

Nenhum comentário: