terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Renda Variável

Como renda variável, entende-se ações. Tratam-se de investimentos de natureza diferente aos vistos até então, com promessa de ganhos muito mais altos, porém há uma possibilidade que não ocorre em renda variável: a perda de dinheiro.

Pode-se fazer operações com ações propriamente ditas ou por fundos de ações. A segunda opção é mais interessante para iniciantes ou para quem investe valores baixos, pois as operações com ações via corretoras, diretamente, implica gastos consideráveis com corretagem. Os principais bancos disponibilizam várias opções de fundos (ações de energia, ações de telecomunicações, petrobrás, vale do rio doce, principais ações Bovespa, etc)

Há 2 escolas principais na avaliação de investimentos em ações: a fundamentalista e a gráfica. A primeira se centra na análise do desempenho da empresa, e a segunda no movimento cíclico das bolsas em diferentes épocas. Ambas podem revelar tendências de queda ou subida no preço das ações, para que o investidor possa fazer o que é o coração desse tipo de investimento: comprar na baixa e vender na alta.

Comprar ações de uma empresa significa tornar-se sócio da mesma. Logo, é preciso saber do desempenho dessa empresa, e de seu histórico. E tendo em vista que nessa sociedade o investidor é um aplicador de recursos, essa modalidade de investimentos contribui para o crescimento do setor industrial e comercial, trazendo benefícios não só para si ou para a empresa, mas para o País como um todo.

Nenhum comentário: