sábado, 8 de agosto de 2009

O poder dos juros compostos

Após uma longa ausência, volto a publicar aqui no blog; foi um período profissionalmente bastante intenso, do qual quis aproveitar o máximo de aprendizado possível.

O pequeno trecho e quadro abaixo foram retirados do livro "Dinheiro: os segredos de quem tem", de Gustavo Cerbasi, e fala por si.


Impressionante, não?! Note que esse é fruto de apenas uma aplicação! Imagine o fruto de repetidas aplicações mensais de, digamos, 50 reais. Suponha também uma taxa de rendimento maior do que 1%.

Para isso é necessário que esse dinheiro seja "esquecido" ali. Mas se seus rendimentos mensais forem razoáveis, você pode fazer uma "poupança permanente" dessas com parte dos 10% aconselháveis para investimento, e o restante aplicar em poupança normal, ações ou o que o valha.

Por exemplo, com um salário de 2 mil reais, pode-se aplicar 50 reais numa poupança e sobram 150 reais para aplicações em uma poupança para comprar algo ou em ações (sem se esquecer que ações não são uma opção de aplicação permanente: coloca-se dinheiro ali com ideia de um determinado rendimento em um determinado tempo; e assim que a meta for atingida, saca-se o dinheiro!).

Por hora era isso. No próximo post discutiremos a adoção de alguns hábitos financeiramente saudáveis para o aprendizado financeiro, com vistas a investir mais sabiamente. Até lá!

3 comentários:

Namii disse...

há várias formas de se reunir capital, e atualmente com difusão de informações como essa, amplia-se atuação de quem antes era considerado leigo nesse assunto! Avante! Parabéns pela iniciativa!

Namii disse...

Se vale alguma dica aqui apresento uma para ampliar conhecimentos de finanças pessoais: http://dinheiro.br.msn.com/
Site é amplo em dicas de como obter redimentos. Boa sorte!

Gutt e Ariane disse...

Aplicabilidade... uma ds melhores formas de garantir uma vida um pouco melhor lá na frente... as vezes ,gastamos dinheiro com tanta bestera, muito mais proveitoso seria fazer esse tipo de investimento... 50,100 reais por mês não vai matar ninguém!