domingo, 10 de outubro de 2010

Renda extra I - Publicando um livro

A forma ideal de obtenção de ganhos, segundo Kiyosaki, é aquela que junte o maior lucro e menor dispêndio de tempo, energia e recursos. Os direitos autorais de um livro são uma ótima forma de renda; logicamente, para isso, é preciso que a obra chame a atenção, gerando lucro.
Há 2 formas principais de publicar livros: tendo todos os custos pagos (só vale para escritores já populares) ou arcando com os custos. As ditas "editoras", em sua maioria, não são mais do que gráficas, que estão interessadas no dinheiro que você pagará pela 1ª edição dos seus livros, e via de regra não fazem muitos esforços na promoção do seu livro. Logo, infelizmente, é você quem tem de providenciar isso.
As tiragens giram entre 100 e 1000 unidades, com os custos relativos sendo bem menores para as tiragens maiores.
Os compradores das primeiras unidades são, logica e infelizmente, seus parentes e amigos. Quanto maior a exposição de sua obra, maiores as chances de sucesso; porém não é uma tarefa fácil, principalmente se você trabalha sozinho. Quanto mais ajuda você tiver, melhor.
Os lucros vêm da venda direta (a editora lhe entrega os livros e você os vende diretamente na internet ou para seu círculo social), venda indireta (através da editora ou de livrarias, onde você os deixa em consignação) e direitos autorais (no caso de edições pagas, em que você leva uma porcentagem acordada em contrato).
Basicamente assim funciona o mercado literário. No próximo post trataremos um pouco sobre o mercado da música. Até lá!