terça-feira, 7 de setembro de 2010

Consultorias

Ganhar dinheiro com conhecimento, e quando muito gastando apenas folhas de papel e tinta de impressora. Muitas fas profissões que conhecemos como tal podem servir como uma fonte de renda complementar, por mais que nos iludamos com o fato desses profissionais alugarem escritórios caros no centro da cidade.

Os advogados são o exemplo mais claro disso. Não é necessário ter um escritório para ser um advogado; o mais importante é o networking; é fazer com que as pessoas o conheçam, e principalmente as mais próximas. E mesmo é um trabalho que pode ser executado nas horas de folga, pois depende de leitura, raciocínio, conhecimento, sem horários fixos. Inclusive, nos países de língua inglesa os advogados são conhecidos como "consulers", e em italiano como "consegleri"!

Da mesma forma, muitas outras áreas oferecem chances para consultores. Engenharia civil, arquitetura e áreas ambientais são ricas em oportunidades desse tipo, mas essas oportunidades são mantidas "nebulosas" por profissionais da área, devido à concorrência. Duas coisas aqui são importantes: saber porque alguém daria dinheiro a um profissional como você e conhecer o máximo de pessoas que potencialmente lhe trariam dinheiro.

Como dito, essas podem ser atividades secundárias que trazem renda extra, mas demandam trabalho constante. Há outras formas de obter renda complementar, trazidas por Kiyosaki como "renda passiva", e é delas que começaremos a tratar no próximo post.