terça-feira, 23 de março de 2010

Concursos públicos - parte 3

Na medida em que vamos fazendo concursos, verificamos que muitas matérias se repetem. E os padrões em que elas são pedidas também se repetem, o que leva a inferir que a experiência no sentido de como fazer as provas é, às vezes, mais importante até do que o conhecimento técnico na área. Podemos dividir essas matérias em alguns grupos:

* Concursos de todos os níveis: português, informática, legislação.
* Concursos de área básica: matemática, raciocínio lógico.
* Concursos de nível superior inespecífico: contabilidade, direito (principalmente administrativo, constitucional, tributário), inglês.
* Concursos de nível superior específico: conhecimentos específicos.

A dica aqui, portanto, é: se você pretende fazer concursos, seja qual for a sua formação, mantenha-se sempre estudando português (e exercitando a escrita), use computadores o máximo que puder (explore suas funções, faça coisas diferentes do usual, etc.) e esteja sempre por dentro da legislação da sua área; aprenda a ler leis, não tenha medo dos termos jurídicos (os padrões sempre se repetem, só é difícil no começo). Quem quer passar em concursos NÃO ESPERA O EDITAL para estudar!

No próximo post trataremos mais especificamente de cada uma dessas matérias.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Concursos públicos - parte 2

No post anterior foi comentado sobre as divisões dos concursos. Vamos falar um pouco sobre como obter sucesso neles.

Há algumas diretrizes gerais, inclusive coisas que são quase o contrário do que prega o senso comum. Primeiramente, o que é óbvio: "no pain, no gain"; quem quer se classificar, tem de estudar. Aqui um parêntese: não existe "passei no concurso"... passar e ficar em 273° lugar é o mesmo que nada. O objetivo deve sempre ser a classificação dentro das vagas. Se você ficar um pouco abaixo, tudo bem, não se deve perder a esperança; mas nesse caso, também não deve se prender a ela.

Todavia, ao contrário do que todos pensam, o estudo tem um limite. Pela minha experiência, no que sua média de acertos gira constantemente entre 80 a 85%, não há mais o que melhorar. Aí é questão da boa e velha sorte (sim, existe sorte!); mas mesmo a sorte tem limites: é dificílimo você subir seus acertos para mais de 95%, ou cair abaixo de 70%. Nesse ponto, o conhecimento está solidificado, a ênfase deve ser na estratégia.

Falemos um pouco sobre cada tipo de concurso:

* Concursos de nível fundamental: geralmente salários baixos e muita concorrência, mesmo de graduados. Deve-se praticamente gabaritar, mas a prova é de nível muito básico.

* Concursos de nível médio: por incrível que pareça, são os mais difíceis. Combinam grande concorrência com grande qualificação e salários muito variáveis (desde muito baixos até bastante altos). Os cargos têm grande rotatividade, pois quem passa nos primeiros lugares geralmente estão bem preparados e já são chamados para cargos melhores. Isso dá esperança para quem passa e não se classifica, desde que esteja em uma colocação relativa a 3 ou 4 vezes o número de vagas. Ex: o 40° colocado em um concurso de 10 vagas pode ter esperança de ser chamado em 4 anos (validade de 2 anos prorrogável por mais 2 anos).

* Concursos de nível técnico: geralmente bons salários, baixa concorrência mas bem qualificada. Geralmente contemplam provas práticas.

* Concursos de nível superior inespecífico: quase sempre são os melhores salários e concorrência mais bem preparada, porém não tão grande como as de nível médio. Ajuda muito aqui ter um diploma de direito, já que essa matéria cai muito. Contabilidade também.

* Concursos de nível superior específico: aqui está uma mina inexplorada. Enquanto os concursos inespecíficos viraram uma indústria como o vestibular, os específicos são constantemente esquecidos. As pessoas ainda acham que o difícil é passar no vestibular...
Aqui os salários podem ficar um pouco abaixo dos concursos de formação inespecífica, mas existe o plus da satisfação profissional por trabalhar na sua área.

No momento ficaremos por aqui. No próximo post será visto como explorar melhor as chances de ter boa colocação nos concursos.