segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Concursos públicos - parte 1

Primeiro foram os vestibulares. Agora, a febre que veio prá ficar são os concursos públicos. Na verdade, sua existência é bastante antiga, mas agora há uma indústria milionária por trás deles, com cursos preparatórios, milhares de sites especializados, mercado literário e até mesmo heróis dos certames. Ou seja, foi-se o tempo do jornalzinho de concursos e das apostilas (ainda que estes ainda desempenhem um importante papel).

Tudo isso tem uma motivação clara: um emprego público é sinônimo de estabilidade, de dinheirinho certinho no bolso no fim do mês, e mais: é preciso quase cometer um genocídio para perder a boquinha e ser demitido.

Os cargos públicos têm aumentado sua exigência com o tempo. É quase impossível encontrar um concurso para nível fundamental incompleto, e cada vez mais cargos exigem nível superior. Quanto às exigências, divido os concursos em alguns grupos, com suas respectivas peculiaridades:

* Nível fundamental incompleto, fundamental completo ou médio: exigem as escolaridades mencionadas. São geralmente serviços de baixa complexidade e a concorrência é muito alta. Abrangem cargos operacionais, motorista (exige-se habilitação), bancários (os mais tradicionais e procurados), oficial de justiça (essa é a pérola dos concursos de nível médio!). Pede-se provas físicas ou práticas para alguns cargos (vigia, motorista, digitador, etc)

* Nível médio técnico: exigem determinado curso técnico. Salários entre nível médio e superior. Às vezes pedem títulos.

* Nível superior inespecífico: pede qualquer diploma de nível superior. Tratam-se de trabalhos burocráticos de complexidade média. Exemplos: técnicos e auditores fiscais, analistas, fiscais, etc.

* Nível superior específico: pede graduação (ou até pós-graduação) na área. Trabalhos de alta complexidade, que só podem ser desempenhados com profissionais com a formação específica. Geralmente pedem títulos.

* Professor: esses concursos foram separados em uma categoria a parte; podem ser de níveis iniciais (magistério), escolares tardios (licenciatura) ou de ensino superior. Quase sempre pedem títulos. Os certames para docência em nível superior muitas vezes pedem procedimentos especiais como defesa de memorial, projeto de pesquisa ou prova didática.

Por hora era isso. No próximo post desenvolverei um pouco mais sobre esse assunto tão relevante para a vida profissional de todos hoje em dia, envolvendo estudos e dicas.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Investimentos - acumulando capital

Os últimos posts trataram de formas diferenciadas de investimento. No entanto, a questão que paira no ar é: como é possível fazer algum investimento se não se tem o capital para isso?

Na minha opinião, a forma ideal de se obter sucesso financeiro partindo do zero(sem ganhar na loteria ou ter uma empresa montada pelo papai endinheirado) é combinar a segurança de um emprego (mesmo de baixo salário) com uma segunda atividade. Sendo assim, os próximos posts serão divididos em 2 grupos: como obter seu emprego e como ter uma segunda renda com atividades laborais envolvendo ambientes físicos (cabe lembrar que já foram dadas dicas em outros posts de como obter $$$ pela internet; pode não ser muito, mas como compositor de massa mensal ou anual para investimentos, dá uma bela ajuda).

Sendo assim, aguarde o próximo post, que trará dicas de como conseguir os empregos mais desejados do momento, ou seja: cargos públicos, via concurso! Até mais!