sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Investimentos pré e pós fixados

Antes de vermos as opções em si, vejamos o que é uma aplicação em renda fixa. Como já dito, são investimentos que seguem indexações, ou seja, tem rendimentos atrelados a padrões definidos, diferentemente de ações ou investimentos em imóveis, que são menos previsíveis. Dentre as várias opções de renda fixa, há aquelas mais conservadoras e menos conservadoras (geralmente mais rentáveis mas também com maiores riscos). Os riscos advém do fato das modalidades da renda fixa serem, em primeira instância, empréstimos de dinheiro feito a instituições (isso será tratado mais detalhadamente no próximo post).

Para entender melhor as alternativas de investimento, é interessante compreender o conceito de investimentos pré-fixados e pós-fixados.

Pré-fixados: com rendimento previsto no momento do investimento. É tipicamente mais arriscado, pois sofre maior influência do mercado (inflação, juros, etc)

Pós-fixados: o rendimento é atrelado a algum indicador (inflação, juros, câmbio monetário,...); sendo assim, é conferida uma proteção contra oscilações negativas.

Estando compreendidos esses conceitos, veremos algumas opções de renda fixa no próximo post.