sábado, 12 de setembro de 2009

Aquisição de hábitos - preparando-se para investir

Continuando com a série de posts sobre investimentos, estamos prestes a conhecer algumas opções de renda fixa e começar a colocar nosso dinheirinho em alguma delas. Mas antes de nos aventurarmos nesse mundo fascinante dos investimentos, é interessante adquirir alguns hábitos financeiramente saudáveis.

* Cuidar da nossa mente! A mente é nosso maior ativo. Dela saem ideias que podem nos deixar milionários e o ânimo prá não desistirmos das lutas. Logo, alimente-se bem, durma bastante, pratique exercícios, seja otimista, tenha hábitos saudáveis! Sem falar que um corpo doente ou uma mente cansada tornam-se drenos de remédios (leia-se dinheiro!)

* Direcionar o foco! Nossa mente age no campo que damos a ela. Leia sobre finanças, assista reportagens nesse sentido, converse com pessoas sobre dinheiro. Infelizmente o dinheiro é um dos maiores tabus da nossa sociedade (há uma parte memorável sobre isso em "O Zahir", de Paulo Coelho), então aproveite isso e saia na frente!

* Aprenda o máximo possível sobre computadores! Pode-se literalmente ficar milionário sem sair de casa, trabalhando com internet (veja posts anteriores), investindo os ganhos e habituando-se com sites de bancos (e corretoras de valores, compras e vendas em sites como Mercado Livre, etc.).

* Disponha-se a experiências! Dedique um tempo prá aprendizado (digamos, uns 3 a 6 meses). Aloque uma parte do seu rendimento mensal para colocar em diferentes investimentos que seu banco oferece. Compare os desempenhos, não se preocupe em ganhar mais ou menos em um ou em outro; simplesmente observe friamente, descubra os porquês, e quando estiver mais seguro, eleja uma carteira de investimentos e considere o que sobrou (sim, sobrou! pois você pode perder algum dinheiro, mas tudo é fruto do aprendizado, e extremamente compensatório) até ali como lucro da sua educação financeira.

Tendo em vista isso tudo, começaremos a ver algumas opções de renda fixa no próximo post. Até lá!